Compartilhando os Fatos

Espírito Santo tem primeira morte confirmada por gripe H3N2 este ano

Uma pessoa morreu vítima da gripe H3N2 no Espírito Santo. O caso foi o primeiro registrado no Estado este ano. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que, no entanto, não forneceu mais informações sobre a vítima e em qual cidade a morte foi registrada.

Ainda de acordo com a secretaria, em 2017 já foram registrados no Estado quatro casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados por Influenza, sendo dois por Influenza B e dois por Influenza A H3N2.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa no dia 17 de abril e vai até 26 de maio com dia D no dia 13 de maio. O público-alvo são crianças na faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Este ano, os professores passam a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula em escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados nem outros profissionais da comunidade escolar.

Para a realização da campanha no Espírito Santo, o Ministério da Saúde enviará 1.065.500 doses de vacinas para o Estado. De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde para o Programa Estadual de Imunizações, a primeira remessa de vacinas para o Espírito Santo será enviada a partir da segunda-feira (10).

O quantitativo, de 240 mil doses, representa 23% do total de doses a serem enviadas pelo governo federal. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Comentários

Comentários

Comentários estão fechados.